Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Categoria: Notícias

Agentes de Segurança Penitenciários participam de Treinamento de Escolta de Dignitários

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Agentes de Segurança Penitenciários participam do treinamento para escolta de dignitários que está sendo realizado entre os dias 20 e 24 de novembro de 2017. A aula inaugural aconteceu na manhã do dia 20.11 na Cidade Administrativa e teve como palestrantes o Coronel Márcio Ronaldo de Assis, Assessor de Relações Institucionais da PMMG (ARINS) e o Agente de Segurança Penitenciário, Marinho Rômulo de Avelar Filho, Diretor-Geral do Comando de Operações Especiais (COPE).


O Coronel Ronaldo, que discorreu sobre o tema: “O fortalecimento das Instituições públicas a partir das ações na esfera das relações institucionais”, destacou que o treinamento conjunto da Assessoria Militar da SEAP e Agentes Penitenciários que atuam na atividade de escolta de autoridades é de suma importância, pois permite o nivelamento de conhecimento e, com isso, a prestação de serviços se torna ainda mais qualificada.


“ A equipe que atua na proteção de autoridades junto ao Gabinete do Secretário da SEAP tem prestado relevantes serviços e o treinamento desta semana agregará importante valor a esses serviços, tanto em relação aos nossos militares quanto aos Agentes Penitenciários” disse. Por fim, o Coronel Ronaldo cumprimentou o Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar pela iniciativa do treinamento conjunto.


O Diretor-Geral do COPE, Marinho Rômulo de Avelar palestrou sobre o tema: “A atuação do COPE nas ações preventivas e de retomada de Unidades Prisionais”, e na oportunidade reforçou a importância de promover treinamento aos servidores do Sistema Prisional e como iniciativas iguais a estas favorecem a valorização dos Agentes de Segurança Penitenciários:

 

“Quando nossos gestores propõem um treinamento como este demonstra o cuidado e o compromisso que eles têm com seus servidores, pois através dos treinamentos o servidor será melhor qualificado para desempenhar suas funções. Além disso, é uma satisfação muito grande poder falar para os nossos colegas Agentes Penitenciários e para outras instituições sobre nossas funções e atribuições e como atuamos nas ocorrências de alta complexidade no Sistema Prisional. Ações como esta comprovam que o Sistema Prisional está se fortalecendo cada vez mais e por isso ocupando com orgulho o seu lugar de importância dentro do contexto social”, afirmou do Diretor Marinho.

O treinamento terá duração de uma semana e, ao longo desse período, serão ministradas um total de 50h/a, com conteúdo que contempla a teoria e a prática das atividades de escolta e proteção de autoridades. Dentre as aulas, destacam-se: planejamento de operações de escolta de dignitários, tiro prático, técnicas de defesa pessoal voltadas para a proteção de autoridades, procedimentos operacionais de escolta a pé e motorizada, educação física, noções de primeiros socorros aplicadas à proteção de autoridades e atividades que exigem a atuação em equipe.

 

A equipe da SEAP é composta por Policiais Militares e Agentes de Segurança Penitenciários e está vinculada ao Gabinete do Secretário por intermédio da Assessoria Militar da Secretaria. As atribuições da equipe, contemplam a proteção pessoal do Secretário de Estado de Administração Prisional, do Secretário Adjunto e de autoridades em visita oficial à SEAP.

O treinamento conjunto (SEAP/PMMG) é uma ação do Gabinete do Secretário e da Assessoria Militar, com planejamento e coordenação do Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar.