Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Categoria: Notícias

SEAP e Magneti Marelli inauguram Galpão de Trabalho no Presídio de Lavras

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) inaugurou nesta sexta-feira, 01 de dezembro, o galpão de trabalho da empresa Magneti Marelli no Presídio de Lavras, no Sul de Minas. O espaço de 65 metros quadrados foi construído com investimento da companhia italiana. A corporação é a segunda multinacional a empreender com a SEAP no estado, nesse ano.

A construção do espaço teve início no mês de setembro e teve um investimento total de 95 mil reais, com obra e equipamentos. No local foi montada uma oficina de trabalho, na qual serão realizadas a manutenção, montagem, lubrificação e inspeção de amortecedores de veículos. Com o novo galpão, o Presídio de Lavras vai contar com sete vagas de trabalho destinadas aos presos da unidade.

O Diretor de Trabalho e Produção da SEAP, Felipe de Oliveira, esteve presente no evento, e lembrou que atualmente no Estado de Minas Gerais existem 19 mil presos trabalhando, em mais de 400 parcerias de trabalho, nos mais diversos segmentos. “Essa cooperação com a Magneti Marelli surge no momento de reafirmação da qualidade de todas essas parcerias. Elas resultam em excelentes oportunidades de recuperação para o indivíduo preso, ações semelhantes à essa beneficiam toda a sociedade”.

 

Os detentos que exercem atividade laboral, enquanto cumprem a pena, são selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC). A equipe é composta por profissionais de diversas áreas que observam critérios específicos, como comportamento, tempo de condenação, interesse, aptidão, entre outros.

Segundo o Gerente de Recursos Humanos da Magnetti Marelli, Sílvio Gonçalves, a ação da empresa visa proporcionar condições para a integração social do condenado, contribuindo de maneira fundamental para a inclusão social dos indivíduos que se encontram nessa condição. “Nós agradecemos a oportunidade de participar desse trabalho. Uma vez inaugurado esse espaço, ressaltamos a importância da continuidade, pois esse é o grande desafio de todos nós, seja da iniciativa privada ou da administração prisional, darmos sequência e colher os resultados sociais dessa cooperação”.

 

Diretor-geral do Presídio de Lavras, Aloísio Antonio Salgado lembrou que somente o trabalho conjunto de todos os servidores da unidade prisional podem realizar a mudança que desejamos para a sociedade e para o sistema do qual fazemos parte. "Eu quero agradecer não somente os parceiros externos que tornaram real a contrução desse espaço, mas aos diretores, agentes de segurança penitenciários e todos os técnicos que compõem a equipe do Presídio de Lavras e que são peças fundamentais para melhorarmos nosso ambiente de trabalho e nossa sociedade como um todo".

 marelli 4

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o Diretor de Trabalho e Produção da Subsecretaria de Humanização do Atendimento da SEAP, Felipe de Oliveira Simões; o Promotor de Justiça da 6ª Promotoria de Justiça de Lavras, Wagner Aparecido Rodrigues Dionízio; o Defensor Público da 2ª Defensoria Pública Criminal e Execuções Penais de Lavras, Adailton José de Carvalho; o Tenente do Corpo de Bombeiros de Lavras, Juliano Calixto; o Diretor da empresa Magnetti Mareli, Vicenzo Testin; o Gerente de Recursos Humanos da Magnetti Marelli, Sílvio Gonçalves; a Presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, Taíza Corrêa Silva; o Diretor-geral do Presídio de Lavras, Aloísio Antonio Salgado e o Presidente de APAC Lavras, Amaury Ney Soares; O Gerente de Produção Rogério Rangel Lima.

Texto: Rangel de Oliveira

Fotos: Geisiane Cristine de Oliveira e Roger Vinicíus