Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Ressocialização

Ensino e Profissionalização

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

presos estudando PJMA1

A Diretoria de Ensino e Profissionalização (DEP), da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), é responsável por garantir a instrução escolar e a formação profissional dos detentos que cumprem pena em Minas Gerais. Por meio de convênios e contratos com instituições públicas e privadas, a Diretoria implementa e coordena escolas, cursos e oficinas, buscando a capacitação e a profissionalização dos detentos.

Em Minas Gerais há, atualmente, cerca de 8.500 presos estudando. Eles estão matriculados em 89 escolas que estão instaladas, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, dentro de unidades prisionais. A cada 12 horas de estudo, os detentos têm que cumprir um dia a menos na sentença.

Além da alfabetização, Ensinos Fundamental e Médio, há, no Estado, aproximadamente 189 presos matriculados em cursos superiores, realizados, na maioria das vezes, na modalidade de Ensino a Distância.

A DEP também desenvolve iniciativas relacionadas à profissionalização dos presos, para ampliar as possibilidades de reinserção social quando finalizado o cumprimento da pena. Apenas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Superior (Pronatec), o Estado disponibiliza 5.625 vagas em cursos profissionalizantes em diversas áreas, como construção civil, hidráulica, agricultura, entre outras.